quarta-feira, 16 de março de 2011

Florence: “Frente parlamentar fortalece políticas públicas para agricultura familiar”


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, participou nesta terça-feira (15) do lançamento da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A Frente conta com o apoio de 223 deputados federais. Além dos parlamentares, participam membros da sociedade, entidades civis de apoio à reforma agrária, entidades de extensionistas de cooperativas e da agricultura familiar.

Florence ressaltou a importância da Frente para o avanço das políticas públicas do segmento que representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e cerca de 76% da mão de obra no meio rural brasileiro, segundo dados do último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Nós estamos aqui fortalecendo a parceria do Governo Federal, sob a liderança da presidenta Dilma, com essa Casa e com os movimentos da agricultura familiar." Florence apontou o papel do setor na dinâmica da economia municipal e no combate à pobreza. "A agricultura familiar representa um importante segmento da produção de alimentos para a mesa dos brasileiros - alimentos saudáveis e mais baratos."

O coordenador da Frente, deputado federal Assis do Couto (PT-PR) citou a continuidade da Frente com mais de doze anos de atividades. "Nós vemos nesta legislatura que há um interesse muito grande sobretudo dos movimentos sociais de que haja um debate mais forte sobre a questão da agricultura familiar no Congresso".

Frente

A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar atua em caráter suprapartidário e agrupa diversos movimentos e organizações atuantes na representação e defesa da agricultura familiar brasileira. Dentre esses movimentos, estivam presentes ao evento a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar (Fetraf), a Via Campesina entre outros.




Publicado originalmente no Portal INCRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.