segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cajueiro: Incra inaugura sede que vai abrigar primeira casa digital em assentamento



Os trabalhadores do assentamento Loango, em Cajueiro (68 km da capital), receberam na tarde desta terça-feira (19/04/2011) o anúncio da implantação da primeira Casa Digital em assentamentos de Alagoas. Ao todo serão 50 unidades em diversas regiões. A unidade de Cajueiro ficará dentro da sede da associação de assentados, que foi inaugurada ontem, com a presença de representantes de órgãos federais, estaduais e municipais.

O projeto Casa Digital é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e voltado para agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Consiste na instalação de 10 computadores, com impressoras e acesso à internet. O objetivo é assegurar a inclusão digital de assentados e seus familiares. Em Cajueiro, o Instituto Naturagro, responsável pela assistência técnica do assentamento, conseguiu um convênio com o Sesi (Serviço Social da Indústria) para a cessão de um monitor que vai ministrar cursos de informática aos assentados, gratuitamente.

A sede, inaugurada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), também tem  um auditório para 90 pessoas, salas de escritório, banheiro e copa.  Foi construída com recursos da aplicação financeira dos créditos já liberados aos assentados. A utilização desses recursos para investimentos na própria comunidade está prevista em instrução normativa do órgão e já propiciou benfeitorias semelhantes em diversos assentamentos do País.

O presidente da associação de assentados do Loango, Francisco Antônio da Silva, informou que, além da casa digital, a sede também servirá para a implantação de uma sala de educação de jovens e adultos. “A construção da sede é um passo muito importante para a comunidade, já temos uma das melhores casas de assentamento construídas no Brasil, e agora vamos dar educação para nossos assentados, seus filhos e netos”, afirmou o líder do assentamento.


A Prefeitura também anunciou a construção de uma creche na comunidade. Para isso, o Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (Incra) terá de disponibilizar um espaço dentro do assentamento. O compromisso foi assumido já na solenidade pela superintendente substituta do Incra, Alessandra Costa, que elogiou o trabalho realizado pelo assentamento. “Estamos confirmando a instalação da casa digital, vamos criar a turma de educação de jovens e adultos e vamos autorizar a prefeitura a construir a creche, ao mesmo tempo em que já assumimos o compromisso de iniciar o projeto de construção do sistema de abastecimento de água do assentamento”.

O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Alagoas, Eliseu José Rego, defendeu os investimentos que garantem autonomia e desenvolvimento das famílias assentadas. Ele apresentou propostas para a introdução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na comunidade. “A Conab está à disposição do Incra e do assentamento; desde já eu solicito à assistência técnica o projeto para que possamos iniciar a compra de alimentos produzidos pela comunidade a um preço justo”.

Na inauguração da sede da associação, também foram entregues 4 mil pés de banana para plantio. A entrega foi feita pela Secretaria de Agricultura do Estado. O assentamento Loango tem 85 famílias, que estão produzindo em lotes de 6 hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.