quarta-feira, 30 de março de 2011

Presidente do Incra tem relação histórica com o programa de reforma agrária no Brasil



Ao assumir a presidência do Incra na última terça-feira (29/03), o engenheiro agrônomo Celso Lisboa de Lacerda afirmou que tem uma ligação histórica com a reforma agrária. Sua relação com o tema começou em 1996, quando passou a trabalhar em projetos de reforma agrária no interior do Paraná. Lacerda ficou por cerca de treze anos supervisionando programas assistência técnica, com o objetivo de aumentar a produtividade dos assentamentos.

O momento mais impactante, segundo ele, foi sua primeira experiência em um acampamento de trabalhadores rurais sem-terra. Comovido com o sofrimento das famílias, Lacerda percebeu que a reforma agrária era uma política pública "extraordinária de combate à miséria". Desde então, não se desligou mais do tema e foi acumulando cargos relacionados à questão agrária. Foi secretário municipal de agricultura em Ponta Grossa (PR) e depois assumiu a superintendência regional do Incra no Paraná. Em 2008, mudou-se para Brasília onde passou a comandar a Diretoria de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento, cargo ocupado até sua posse na presidência do Instituto.

Lacerda prometeu uma gestão eficiente, nos moldes na iniciativa privada, produzindo mais e gastando menos. Para isso, pretende aprimorar os mecanismos tecnológicos de controle dos recursos públicos e execução das ações. Lacerda ainda propôs um planejamento estratégico para o Incra, com o envolvimento de todos os servidores do órgão. Na questão agrária, o presidente confirmou um enfoque no processo de desenvolvimento dos assentamentos, com verticalização da produção e incentivos à agroecologia.



*Publicado originalmente no Portal INCRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.