terça-feira, 1 de março de 2011

Florence destaca alcance das políticas públicas do MDA para as mulheres rurais

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (28) em Salvador (BA), Florence lembrou que as políticas públicas para as mulheres estão centradas em quatro eixos: Trabalho e Cidadania, Saúde; Educação e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. O ministro destacou que as iniciativas do MDA que serão apresentadas nesta terça-feira em Irecê são um reflexo positivo das políticas para as mulheres do campo desenvolvidas nos últimos oito anos.  Uma delas é o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), que promoverá um mutirão nos dias 1º e 2 durante o qual serão emitidos, gratuitamente, documentos civis e jurídicos.

O atendimento marca o início de um novo serviço: a emissão do Bloco da Produtora, talão de notas fiscais onde são registradas as vendas de estabelecimentos rurais liderados por mulheres. A primeira impressão, na manhã desta terça-feira (1º), será acompanhada pela presidenta Dilma Rousseff. O projeto será iniciado na Bahia e, nos próximos quatro anos, será extendido aos demais estados.

Outra política do MDA que será apresentada em Irecê é o Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais (POPMR), que, nos dias 1º e 2 de março, realiza a Mostra de Grupos Produtivos de Mulheres Rurais. Noventa grupos de mulheres de cinco Territórios da Cidadania da Bahia vão expor seus produtos. Também farão parte da mostra quatro grupos de mulheres urbanas beneficiárias do Programa Bolsa Família, que a partir do acesso a essa política passaram a gerar renda.


Durante a solenidade em Irecê serão celebrados contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com agricultoras familiares - Sete da linha Pronaf Mulher e três do AgroAmigo do Banco do Nordeste -, que totalizam R$ 59.729,90. Também será assinado um contrato do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no valor de R$ 140,2 mil, com a Associação de Mulheres em Ação de Aguada Nova (Amaan), do município de Lapão (BA), que vai fornecer 51 toneladas de produtos como alface, polpas de frutas (caju, manga, umbu, acerola e goiaba) e ovos para escolas e entidades de assistência social da região.

Também será assinado contrato de concessão de uso na reforma agrária tendo como titular uma assentada do PA Bora, criado pelo Incra em dezembro de 2010 no município de Itaguaçu (BA). O PA Bora tem 696,26 hectares e capacidade para assentar 16 famílias.

SERVIÇO

O que: Abertura das comemorações do Mês da Mulher, com a presença da presidenta Dilma Roussef e ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Apresentação de políticas públicas de cidadania e geração de renda do MDA

Onde: Espaço Gran Feste, Avenida Santos Lopes, s/nº, Centro, Irecê (BA),

Horário: 11h

A solenidade será transmitida ao vivo pelo portal do MDA e pelo Blog do Planalto, a partir das 11h, pelo link: http://www.mda.gov.br/portal/institucional/aovivo.



*Retirado do Portal INCRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.